“Liberar profissionais estrangeiros vai quebrar a engenharia nacional”, afirma presidente da Apecs

Entidade protesta contra a proposta de projeto de lei facilitando a entrada de engenheiro no país

O governo federal estuda enviar ao Congresso um projeto de lei que vai acelerar a emissão do registro para profissionais estrangeiros atuarem no Brasil. Hoje, eles precisam ter registro pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia). O documento pode levar um ano para ser emitido, mas a nova legislação reduz para três meses esse procedimento. “Abrir as portas para os profissionais, sem qualquer discussão com a sociedade, vai acabar com a engenharia brasileira”, protesta Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).

O dirigente ressalta que o atual quadro econômico já tem afetado as companhias do setor, inclusive com desemprego. A medida a ser adotada pelo governo pode trazer prejuízos incalculáveis para as empresas brasileiras. “Podemos perder importantes talentos e conhecimento que desenvolvemos ao longo de décadas de pesquisas e trabalho. É um suicídio uma decisão como essa”, destaca o dirigente.

Pladevall lembra ainda que o abandono das obras de infraestrutura e serviços de planejamento também têm impactado diretamente o setor. As obras de saneamento, por exemplo, estão distantes da demanda da população: “Não existe desenvolvimento e nem soberania de uma nação sem uma engenharia nacional forte e qualificada”.

O presidente da Apecs ressalta que o país conta com profissionais formados nas melhores instituições nacionais de ensino, desenvolvendo pesquisa e criando soluções inestimáveis para toda engenharia nacional e representando uma força de trabalho com elevado expertise. “Graças à realização de centenas de projetos no território brasileiro, permanecem atuantes na melhoria dos serviços de infraestrutura do saneamento”, pontua o dirigente.

Sobre a Apecs
Fundada em 1989, a Apecs congrega atualmente cerca de 40 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país.

Essas companhias reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.

Informações Clipping

 

Confira o clipping das notícias da Apecs.

Basta digitar www.mjournal.net.br/apecs 

 

Contato

Rua Rego Freitas,289- 6º Andar Sala 61 Vila Buarque CEP:01220-010:
apecs@apecs.com.br
  +11 3221 5554
  +11 3333 4327
  São Paulo - SP